À medida que as crianças deixam as fraldas e estão prontas para começar a adolescência, muitos pais se perguntam se devem continuar com o programa de ensino doméstico. Eles temem que as faculdades não ofereçam um ambiente intelectual e moralmente propício para a continuação da evolução dos seus pequenos gênios aos quais foram ensinados princípios e verdade atemporais na busca de fazê-los experimentar em primeira pessoa os frutos de sabedoria dos trabalhos de milhares de seres grandiosos que se dedicaram à busca pela sabedoria.
Não estudamos para a vida, mas para a escola.
Sêneca
O problema não é se eles vão ser admitidos, provavelmente vão e vencerão as provas de seleção sem grandes percalços, já houve casos inclusive de praticantes de homeschooling aceitos pela universidade de Harvard uma senhora referência.
Harvard não exige diploma de segundo grau para ser admitido em seu programa de graduação. Muitas faculdades estão mais interessadas no conhecimento e comportamento dos novos entrantes Indiferentemente se foram educados em casa ou em uma escola tradicional. Na verdade, outras coisas vem acontecendo… muitas faculdades e empresas estão preferindo selecionar os praticantes de homeschooling ou hackschooling devido à diversidade e a riqueza que eles trazem para a vida universitária.
Os requisitos de admissão podem variar, claro, cada universidade é uma instituição autônoma e independente. Enquanto algumas faculdades exigem ENEM, outras podem precisar apenas de Análise de equivalência de diplomas e/ou disciplinas. E alguns podem não se importar com nenhum teste. O critério pode variar dependendo da faculdade para a qual deseja se inscrever. Mas, os cursos universitários realmente não requerem nenhum histórico de ensino médio ou treinamento especial.
É comum encontrar pais que tentam freneticamente transferir seus filhos do homeschooling para o ensino médio em uma escola tradicional, porque temem a indisponibilidade de admissões na faculdade. Mas as admissões em faculdades estão abertas a todos os indivíduos instruídos, independentemente de serem educados em casa a partir de princípios e virtudes ou em uma escola pública.