Avaliação de desempenho do home schooling
A avaliação de desempenho na educação domiciliar é feita pelo professor responsável. Na maioria dos casos, isso significa mãe! Nessa situação, a classificação pode ser um pouco complicada porque pode ser um pouco difícil classificar seu próprio filho. Não há referência contra a qual você possa avaliar o desempenho do filho a não ser comparando ele com ele mesmo em um momento anterior. Na maioria dos casos, você também não tem consciência de como as outras crianças estão se saindo. Portanto, obviamente, o tradicional método de classificação talvez não seja o melhor método a seguir.
2 pontos positivos
Uma criança que está passando pelo ensino doméstico, é mais importante avaliar se a criança compreendeu o assunto que está sendo ensinado. Inerente a isso está o fato de que, se a criança não entendeu algo, você repassará o assunto. Isso funcionará a favor do seu filho de 2 maneiras:
- A criança sabe que, se não conseguir entender, o assunto será repetido até que seja dominado.
- A criança também sabe que, uma vez o assunto seja dominado, ela receberá todo o crédito por seu trabalho árduo. Receber a recompensa total pelo trabalho árduo é um grande fator motivacional, especialmente para as crianças.
Ao avaliar as habilidades de seu filho, não permita que as emoções sobrecarreguem seu raciocínio. Não ceda aos gritos e lágrimas de seu filho se ele ou ela resistir a certos tópicos ou assuntos. Se for necessário dominar essas habilidades, então você, como professor (e não apenas como pai), tem que repassar o assunto continuamente até que ele caia na cabeça. Ao lidar com conceitos mais difíceis, a criança pode ficar inquieta e até mesmo mostrar frustração ou beligerância. Quando a criança ainda é pequena e não consegue entender a importância de suas aulas, é sua responsabilidade cuidar para que ela desenvolva o conjunto de habilidades necessárias para o crescimento futuro.
Caso você pertença a um estado que exige exames anuais, isso o ajudará a julgar as habilidades de seu filho em relação aos seus pares. Mesmo que não seja obrigatório, você pode querer testar seu filho todos os anos. Esses testes revelarão as variações noda criança padrão de aprendizagem. Pode mostrar áreas inesperadas de força e áreas até então desconhecidas de fraqueza. Isso permite que você estruture seu ensino para cobrir as áreas que são fracas e desenvolver as áreas que são fortes.
Caso seu estado exija um boletim escolar em casa, mantenha um registro do desenvolvimento anual e das pontuações de seu filho. Inclua áreas pertinentes como pontualidade, disciplina, etc. no relatório. Você também pode precisar manter um registro do número de dias úteis e horários de atendimento.
Ao avaliar seu filho, certifique-se de usar o maior número externos possível de testes. Existem vários sites que lidam com as várias faixas etárias e permitem o download gratuito de papéis de perguntas. Este é um método excelente e econômico para avaliar seu filho. O ensino doméstico, se feito de maneira adequada, aumentará a confiança da criança porque ela estudará para satisfazer sua curiosidade natural. As pontuações, portanto, refletirão sua verdadeira inteligência.