Esgotamento, gritos, frustração e muito estresse, até mesmo arrependimento e por aí vai… É isso que acontece quando você tenta despreparadamente fazer Home schooling e educar seus pequenos gênios em casa.
Quando a gente assume a responsabilidade de educar nossos filhos, esgotamento é assunto comum quando se trata de educação domiciliar.
É um dos problemas mais comuns com que precisamos lidar. São muitos os motivos que levam a este esgotamento: uma doença (ou várias), um novo bebê, responsabilidades somadas, mudança de rotina, etc.
Sem um sentido de equanimidade, amor e compaixão imparcial, não pode sequer começar…
Dalai Lama
Os sintomas do esgotamento variam desde falta de paciência a comer demais e chorar sem motivos aparentes. Surpreendentemente, um esgotamento não precisa ser tão ruim e em geral não precisa da intervenção psicológica ou psiquiátrica.
É apenas um sinal de alerta – um indicador de que as coisas não estão indo bem e que você precisa reajustar suas estratégias. Reverter ou evitar um esgotamento é possível se você estiver alerta e seguir estas orientações abaixo.
1 – Zero Expectativa = Felicidade
Em primeiro lugar, reduza ou simplesmente zere as suas expectativas. A causa raíz da decepção é a expectativa elevada demais ou fora da realidade. Não seja excessivamente perfeccionista. Aproveite os dias bons e os dias mais complicados da mesma forma com equanimidade.
2 – Mude o método, a estratégia ou a abordadem sem apego
A seguir, quando algo parece não funcionar, procure métodos alternativos. Desapegue-se do que parece funcionar para a maioria e tente outras abordagens.
A flexibilidade é um fator chave. Se a tensão começar a aumentar, faça uma pausa e experimente uma técnica de meditação com seus pequenos. Quando necessário, mude o estilo de ensino. Por exemplo, crianças pequenas adoram soletrar quando questionam um adulto.
Evite exageros. Não empacote muitas atividades ao mesmo tempo. Uma mãe cansada significa uma criança rabugenta e isso significa nenhuma felicidade e baixíssima produtividade.
3 – Rede de apoio é o poder
Conquiste o apoio de seu cônjuge ou entre para uma comunidade de pais praticantes de homeschooling (uma ótima dica é assinar nossa lista ;).
Não subestime o poder de um grupo de apoio ou de uma Comunidade. Tentar fazer tudo sozinha pode ser muito perigoso.
Ensino doméstico é redescobrir a verdadeira alegria de aprender e ao mesmo tempo ensinar não apenas os conteúdos, mas, princípios e valores atenporais para os seus pequenos.
E por fim não se iluda, a escola tradicional ainda está muito longe de conseguir ensinar essas coisas para as nossas crianças