Cuidado! escola demais é veneno.

C

um Programa de homeschooling na medida certa

Introdução

Quando minha mãe finalmente decidiu aceitar aquele cargo de chefia, eu sabia que estava em apuros. Seu horário de expediente se estendeu muito além do meu horário escolar. E, de qualquer maneira, fiquei a par das muitas discussões que meus pais tiveram sobre “Querida, o que faremos com as crianças?” Bem, finalmente eles encontraram o “mapa do tesouro” – um programa educacional após a escola. Isso não é ótimo? As crianças aprendem coisas novas enquanto os pais trabalham.

Se quisermos mudar nossa nação, é pelas crianças que devemos começar

Ayrton Senna

1. as escolas fazem de conta que estão ensinando e as crianças fazem de conta que estão aprendendo

E assim, depois da nossa escola, fomos direto para outra escola e depois para outra, porém, pareciam todas iguais… A propaganda sempre dizia que eles fariam atividades divertidas e apresentavam metodologias ensino inovadoras de última geração. Inteligência Emocional, Habilidades psicomotoras, Atividades sensoriais e um monte de outros termos belíssimos na teoria.

Mas na prática estão encaixotando nossos pequenos em caixinhas adequadas para o mercado de trabalho. Que a educação tradicional é cheia de falhas e lacunas não há dúvidas. Agora na prática, como é que a gente resolve isso? Esse artigo é sobre isso.

Vamos apresentar Métodos para preencher a lacuna na educação do seu filho. Suponha que você simplesmente dissesse para eles: Vou escrever uma coisa no quadro e você simplesmente vão sentar, sem conversar com ninguém e copiar exatamente o que eu escrever. Que é mais ou menos o que o professores fazem por aí trancafiados em 4 paredes (e muitos ainda ficam irritados quando alguém deseja filmar…se sentem expostos, talvez porque sabem que não estão fazendo algo que um verdadeiro educador se orgulharia, se assim o fosse eles pagaríam para divulgar seu trabalho)

E assim se passaram anos e anos como se estivéssemos em uma prisão. Escrevemos o nosso dever de casa e os fizemos conforme o padrão. Pelo menos, foi o que aconteceu na maioria das vezes com muitos de nós. Claro, não contamos aos nossos pais como isso era uma tortura entediante. Como isso ajudaria? Eles simplesmente ficariam mais perdidos do que já estavam. Talvez nos mudariam para uma outra escola que realmente nos faria aprender a resolver não apenas o dever de casa e sim ordenar a vida com propósitos e virtudes para encontrar em meio a essa loucura histérica em que estamos inseridos de fato a felicidade que para Aristóteles nada mais seria do que exercer a virtude.

2.Aulas entediantes

Eu odiava as aulas. Eu ficava entediado até chorar ou cair no sono. Depois de tantas horas na escola, quem gostaria de passar a tarde inteira com os mesmos livros? Mas, quando criança, não havia muita escolha nessas questões. Especialmente quando os pais de alguém diziam habilmente que o salário da mamãe vai nos ajudar a conseguir aquela nova TV ou videogame. 

Perca uma coisa, ganhe outra!

3.Observe os sinais que seu filho dá

Então, um dia, minha irmã decidiu balançar o barco. Ela resolveu que estava cansada de estudar e se recusou a ir para o programa pós-escola. Foi quando meus pais começaram a ficar com a pulga atrás da orelha. Pouco depois, eles nos colocaram em um programa melhor (sim, outro educacional). Esse era maior, mais organizado e, de alguma forma, mais divertido. Tinham alguns jogos interessantes e um COMPUTADOR também. Cada um de nós teve a chance de fazer algo no PC (isto, no início, logo quando os PCs estavam começando a aparecer). De alguma forma, conseguíamos fazer nosso dever de casa, a maior parte do qual teve de ser feito por nós. Então era hora de se divertir. Tínhamos de tudo um pouco. Aulas de teatro, discurso, jogos e claro, pintura. Aquelas horas que passamos espalhando cores nas páginas e rindo de piadas bobas foram realmente o ponto alto de um dia enfadonho. Ironicamente, comecei a ansiar pelo meu programa depois da escola. 

Conclusão

Agora, tantos anos depois, quando preciso arranjar um emprego e deixar meu filho sozinho até voltar, sei como esses programas depois da escola se tornaram importantes. Vejo a história se repetindo! Eu só espero que eu encontre um bom lugar para ele ficar enquanto trabalho, e sim, vai ser um programa educacional também.

Autoria

Educando Gênios

2 Comentários

  • Pra mim isso é um drama! Me sinto mal porque preciso deixar meu filhote o dia inteiro na escola para conseguir trabalhar. Só que ultimamente basicamente eu estou trabalhando para pagar escola, transporte…quase não tenho tempo de ficar com ele e estou pensando em fazer homeschooling mas tenho muito medo, me sinto completamente perdida.

Categorias

Categorias de produto