Quanto custa fazer homeschooling?

Q

Quando as pessoas falam em ensinar seus filhos em casa, na ausência de um currículo predefinido ou estruturado, talvez seja natural pensar que a educação domiciliar é barata. Mas isso está longe de ser verdade. Embora o ensino em casa não se restrinja a nenhum material específico, isso talvez seja mais uma maldição do que uma bênção, quando se trata da parte financeira de educar seus pequenos gênios em casa.

Você precisa garantir que seus filhos recebam educação de última geração para que possam competir e vencer em todos os aspectos os frequentadores das escolas tradicionais (isso não vai ser difícil…), as despesas podem variar muito. O custo real de educar uma criança em casa pode ser surpreendentemente alto se você não tiver um bom planejamento que contemple a parte financeira as coisas podem piorar muito. 

Se você simplesmente sair comprando “Materiais didáticos atualizados” e de altíssima qualidade como Cursos, Livros, Equipamentos de informática, iluminação e móveis projetados isso tudo pode custar uma grana alta. 

Agora vem uma ótima notícia: o custo pode ser bem menor do que você imagina e a qualidade da educação ainda assim será infinitamente melhor. No final das contas os custos vão depender de quanto dinheiro você dispõe para esse propósito. É bem difícil dizer um valor preciso porque isso varia de família para família. 

Uma Planilha de Custos para Home Shcooling

O Ideal é você colocar na ponta do lápis todos os recursos que você vai usar em ordem de prioridade. Exemplos: Mensalidades de cursos, Tutores particulares para determinadas matérias que não podem ser ministradas pelos pais, como Aulas de Música, Natação, Artes Marciais, Mindfulness, Yoga, Teatro, Balé, Futebol, Xadrez. O custo total pode ser um pouco difícil de medir, para isso use uma planilha especificamente para o planejamento financeiro do Ensino dos seus pequenos gênios.

Se você levar outro fator importante em consideração, os custos do ensino doméstico podem triplicar. A necessidade de ter um dos pais vinculado à casa e totalmente dedicado à educação priva a família de um segundo membro ganhador. Isso se você pensar apenas em formas tradicionais de trabalho. Depois da pandemia o mercado mudou e existem diversas atividades que podem ser exercidas de casa usando a internet e garantir muito dinheiro (Veja o nosso artigo sobre Como Custerar a Educação dos Pequenos gênios)

Os professores de ensino em casa são geralmente professores universitários com formações em psicopedagogia, psicologia, pedagogia além de outras específicas. Isso significa que eles podem facilmente ganhar um salário de 5.000 reais ou mais por mês, ou seja, contratá-los para atender as necessidades específicas dos seus filhos em casa pode ser bem caro.

Mas, há aqueles que tiveram sucesso em realizar o ensino doméstico com custos extremamente baixos. Isso  depende do tamanho da família, do grupo de apoio, do tipo de materiais usados ​​e da disponibilidade do material. Quando crianças sucessivas podem reutilizar os materiais, o custo diminui. Grande parte do material necessário pode ser obtido de fornecedores independentes no Mercado Livre ou OLX por exemplo. 

Acesso a bibliotecas públicas, teatros, concertos, ballets e outros eventos culturais também ajudam na redução de custos. Às vezes, é até possível trocar conhecimentos. Por exemplo, a mãe de uma criança de 8 anos dá aulas de dança e sua filha recebe aulas de desenho em troca (Skillshare). Os grupos de apoio gratuitos ou comunidades pagas permitem que você divida o custo desde viagens de campo até projetos de ciências e feiras de empreendedorismo. 

Seja qual for o custo, os defensores do ensino doméstico dizem que os benefícios superam em muito essas considerações. Quando você é capaz de decidir que conhecimento seu filho recebe, quando ele ou ela deve ser ensinado e em que medida, isso lhe dá muita liberdade e muito poder. Tanto os filhos quanto os pais se beneficiam dessa experiência mutuamente enriquecedora. 

Educando Gênios

Autoria

Educando Gênios

Comentar

Por Educando Gênios

Categorias

Categorias de produto